segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Agências faturam R$ 30 bi e miram futuro melhor

O investimento publicitário, que poderia encolher em 2009 por conta da crise, vai somar algo em torno de R$ 30,2 bilhões, o que significa uma melhora de 3% em relação ao total de 2008, segundo pesquisa nacional do grupo M&M (Meio & Mensagem).

De acordo com o diretor da MR\Tempo Propaganda e vice-presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda de Bauru e Região), Paulo Razera, em Bauru e região os investimentos publicitários de 2009 acompanharam a tendência do restante do país. “Alguns setores, em especial aqueles mais ligados ao mercado externo, sentiram um clima negativo no primeiro semestre, comprometendo os resultados do ano inteiro. No entanto, quem estava de olho no crescimento do mercado interno aproveitou as oportunidades e saiu ganhando”, comenta.

Segundo o M&M, no final do ano os anunciantes não só confirmaram investimentos para 2010 como fecharam contratos maiores.


Anúncios de vendas foram alvo
Segundo o M&M, as empresas deixaram campanhas de fortalecimento de marca de lado em 2009 e deram mais enfoque a projetos que poderiam gerar vendas naquele momento.

Paulo Razera explica que as campanhas de varejo são as que geram resultados de vendas mais rápido. “O setor automobilístico, por exemplo, aumentou bastante seu volume de investimentos e passou pela turbulência de 2009 sem grandes problemas”, lembra.

O rádio, a internet e a TV foram as únicas mídias que tiveram crescimento no faturamento publicitário em 2009, de acordo com o M&M, justamente pelo foco maior em vendas.

“Esse aumento nos investimentos em varejo se intensificou em 2009, o mesmo ocorrendo com os supermercados e outros setores. Isso é ainda mais evidente em nosso mercado publicitário do interior, e principalmente em cidades como Bauru, que tem grande força nos setores de serviços”, finaliza.

Todas as mídias devem crescer em 2010
A perspectiva do grupo M&M para 2010 é que todas as mídias devem crescer. A explicação para isso fica por conta da Copa do Mundo e das eleições.

A avaliação de Paulo Razera é que isso também deve se refletir na região. “Apesar de a Copa do Mundo e as eleições não impactarem tão diretamente os investimentos publicitários em nossa região, 2010 tem tudo para compensar perdas, com a volta dos investimentos reprimidos no ano anterior e principalmente a consolidação desse crescimento do mercado interno”, comenta.

Uma mídia que deve ter retomada neste ano são os jornais. A pesquisa da M&M apontou que os jornais tiveram diminuição de 11% nos investimentos publicitários em 2009, uma vez que sofreram com a queda do mercado imobiliário.

Outra esperança de aumento de faturamento para as agências de publicidade em 2010 está no aumento de consumidores no mercado interno, com a melhora da renda ou o aumento de pessoas da classe C.

“Quando o consumo cresce, o mercado publicitário sempre reage positivamente. São mais pessoas com poder de compra, mas que só investirão o seu dinheiro em produtos ou serviços de sua total confiança. O que os empresários precisam é de alguém que atraia o seu público, apresente seus produtos, valorize suas marcas e mostre quem é o melhor, papel da publicidade”.

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