quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Toyota mira mercado brasileiro de compactos; Sorocaba terá nova fábrica

Foto Luís Cardoso

Em visita a Bauru nesta quarta-feira, o vice-presidente senior da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade Junior, falou dos planos da montadora japonesa para o Brasil nos próximos anos.

A empresa tem hoje apenas 3% do mercado nacional, mas quer subir muito esse percentual ao entrar no segmento dos carros compactos, com preços entre R$ 25 mil e R$ 55 mil. “A fábrica que será instalada em Sorocaba vai construir esse novo veículo. Ela foi concebida para isso. A previsão é começar a produzir a partir de 2011”, conta.

O carro compacto da Toyota que será comercializado no Brasil e também na Índia ainda não tem nem nome. “Para concorrer no Brasil está sendo desenvolvido um novo veículo no Japão por nossos engenheiros”, explica.

Hoje a Toyota atua no Brasil principalmente com o Corolla, feito em Indaiatuba. Outro veículo muito vendido no país é o Hilux SW4 feito na Argentina. Em janeiro, a Toyota desbancou a GM e se tornou a maior montadora do mundo com 8,35 milhões de unidades comercializadas em 2008.


Concessionária abrange a região
São Paulo é o principal mercado do Brasil para a Toyota. No ano passado foram comercializados no Estado 29.052 unidades dos modelos Corolla, Fielder, SW4 e Hilux.

Em Bauru, a marca vendeu nos nove meses deste ano 256 unidades, com destaque para a participação de mercado do Corolla, de 29%, dois pontos acima da média nacional.

Os executivos estiveram na quarta-feira em Bauru para a inauguração da concessionária Mori Motor’s.

Humberto Carlos Chaim, diretor da concessionária, conta que o principal nome vendido, o Corolla, pode ser encontrado a partir de R$ 56 mil. “Pretendemos atingir um raio de 100 km. Investimos em Bauru porque acreditamos no progresso e no potencial da cidade e região”, conta.

Estimativas de mercado afirmam que o investimento em Sorocaba será de US$ 1 bilhão e produção de cerca de 150 mil veículos por ano.

Nenhum comentário: